Porto Alegre, 28 de maio de 2017
Iluminação Pública para o séc. 21
Escrito por Cássio Trogildo   


 

Iluminação Pública para o séc. 21


A prefeitura sabe que iluminação pública eficaz é uma das formas mais eficientes de combate à criminalidade, além de modernizar a paisagem urbana. Esta convicção, aliada ao compromisso de bem gerir a cidade impulsionou a Secretaria de Obras e Viação a dar início em 2009, com parceria da Eletrobrás e CEEE, ao programa Porto Alegre Mais Luz, conjunto de ações inovadoras que já substituiu 100% da iluminação pública da capital. Assim, depois de 30 anos, o velho parque a mercúrio deu lugar a um moderno sistema de vapor a sódio, menos poluente, iluminando melhor e com economia de até 40%, sendo o maior Reluz do Brasil.


Mas o Programa é maior do que a revitalização dos 80.500 pontos de luz cadastrados, vai além da iluminação de realce em espaços como o Gasômetro e a João Alfredo e das melhorias que receberam mais de 150 praças. Em parceria com a Procempa, engloba um sistema integrado de gestão e monitoramento – o Máximo Spatial, da IBM - que deve interagir com todas as operações sob responsabilidade da Divisão de Iluminação Pública (DIP), em nível de padronização, identificação e serviços ao usuário. O Sistema vem qualificar o parque tecnológico da DIP, desde novos softwares para mapeamentos geoprocessados que passarão informações precisas às equipes de manutenção, até a renovação de equipamentos que possibilitem, por exemplo, o roteamento de dados através de fibra ótica. Entre outras funcionalidades, também será possível acompanhar o gasto diário do consumo de energia, prever investimentos em melhorias e integrar informações existentes junto à central 156 – Fala Porto Alegre. Com tudo pronto para operar, a DIP, paralelamente, estuda a contratação de outro sistema, o Smart Grid, para controle e acompanhamento em tempo real de todo o funcionamento do parque visando máxima rapidez em manutenção, desde a troca de itens danificados até a disponibilidade de serviços preventivos, com evidentes benefícios à população. São algumas das soluções inovadoras que a prefeitura implanta para a capital que queremos: Bem iluminada e segura, valorizada frente ao turismo, ao lazer e aos negócios.

No último dia 05 do mês de abril foi publicado o Artigo "Iluminação Pública para o sec.21", do então Secretário Municipal de Obras e Viação Cássio Trogildo, no Jornal do Comércio.