Porto Alegre, 28 de maio de 2017
Dia Internacional da Mulher
Escrito por Elizandro Sabino   
Qua, 06 de Março de 2013 00:00

 

No dia 8 de março comemoramos o Dia Internacional da Mulher, data marcada pela luta de operárias de uma fábrica em Nova Iorque, no ano de 1910, em favor de melhores condições laborais, equiparação salarial com os operários do sexo masculino, e acima de tudo, tratamento digno no ambiente de trabalho.

 

Em 1932 as mulheres brasileiras obtiveram uma expressiva vitória quanto aos seus direitos civis e trabalhistas, conquistaram o direito ao voto e a ocupação em cargos públicos dos poderes Executivo e Legislativo. No entanto, a luta pela conquista de novos espaços e garantias de seus direitos frente à sociedade brasileira perdura até os dias de hoje, logrando grandes avanços, a exemplo da última conquista, a Lei Maria da Penha.

 

Atualmente, as mulheres já são vistas ocupando cargos, até então ocupados somente por homens; hoje elas são juízas de Direito, delegadas de polícia, policiais militares, serventes de obras, taxistas, motoristas de ônibus, e no caso do Brasil, Presidente do país.

 

Ao contrário do que dizem, a mulher não é o sexo frágil. A mulher sabe contornar todos os obstáculos, e hoje se mostra como um ser forte e guerreiro, capaz de ter sua rotina profissional sem descuidar da família, e jamais perder a suavidade e delicadeza de uma mulher.

 

Por isso, no dia 8 de março, além de comemorarmos esta data tão importante, devemos aproveitá-la para ampliar as discussões que visem erradicar totalmente o preconceito e ressaltar a importância da mulher no desenvolvimento de uma sociedade mais justa e solidária.