Porto Alegre, 25 de abril de 2017
Semana Nacional do Trânsito
Escrito por Elizandro Sabino   

 

DivulgaçãoComemorada, anualmente, entre os dias 18 e 25 de setembro, conforme artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional do Trânsito tem como propósito conscientizar a população sobre os perigos do trânsito e tentar reduzir o grande número de mortes.

 

Neste ano a Semana terá como tema: “Álcool e outras drogas e a segurança no trânsito”. Como constatado, uma combinação perigosa, responsável pelo grande número de mortes ocorridas no trânsito.

 

O trânsito no Brasil já é classificado como o 4º mais violento do mundo, e no ano de 2012 superou o número de vítimas fatais em relação ao homicídio e ao câncer, atingindo a marca de mais de 40 mil mortes por ano.

 

Apesar de todos os esforços dos órgãos de trânsito, o alto número de mortes no trânsito brasileiro se tornou uma constante. É sabido que um dos fatores, responsável por grande parte dos acidentes, é o consumo de bebidas alcóolicas e drogas. E outro fato alarmante refere-se a faixa etária, pois segundo dados do Seguro DPVAT as maiores vítimas se encontram entre 18 e 34 anos de idade.

 

Tão necessária como a alteração na legislação de trânsito, que a tornou mais rígida para os condutores que forem pegos dirigindo após a ingestão de qualquer quantidade de álcool, é a operação Balada Segura, que de certa forma inibe os motoristas de combinarem álcool e direção.

 

Se álcool e direção é uma dupla que não dá certo, por outro lado, a operação Balada Segura somada a “tolerância zero de álcool” tem mostrado resultado, embora pequenos, positivos. Nos cinco primeiros meses de 2013, as mortes no trânsito gaúcho apresentaram uma queda, pois, enquanto no ano de 2013 foram registradas 821 mortes; no ano de 2012, durante o mesmo período, já haviam sido registrados 861 óbitos.

 

A educação no trânsito é de responsabilidade de todos, e deve ser adotada desde as séries iniciais ao ensino superior, para que todos os cidadãos sejam educados com intuito de proporcionarmos um trânsito melhor.