Porto Alegre, 25 de abril de 2017
Arquiteto Hermes Teixeira da Rosa é Cidadão de Porto Alegre
Escrito por Lisie Venegas/CMPA   

Matheus Piccini/CMPA

A Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu na noite sexta-feira (9/12), o título de Cidadão de Porto Alegre ao arquiteto e presidente do Partido Republicano (PR), Hermes Teixeira da Rosa. A homenagem, proposta pelo vereador Luciano Marcantônio (PTB), foi presidida pelo vereador Cassio Trogildo (PTB), no Plenário Otávio Rocha.

 

Marcântonio enfatizou a amizade e companheirismo politico em relação ao homenageado. “Hermes é pessoa que trabalha para ver a sociedade crescer, especialmente aquelas pessoas que mais precisam. Suas principais características são humildade, determinação e competência. Ele tem uma luta social. Levo seu exemplo no meu coração”, disse, destacando que a homenagem foi aprovada por unanimidade pelos 36 vereadores do Legislativo.

 

O prefeito José Fortunati ressaltou que acima de tudo tem uma grande amizade com o homenageado. “Hermes é um amigo de muitos anos, nos conhecemos quando eu era presidente do Sindicato dos Bancários da capital e ele, presidente da Habitasul. A cidade se engrandece com sua presença entre os cidadãos honorários de nossa capital”, concluiu.

 

Em seu discurso, Hermes Teixeira da Rosa agradeceu a distinção e salientou a alegria de, em sua trajetória profissional, participar de projetos e obras tão importantes para Porto Alegre. “Sei da relevância deste título que hoje a mim é concedido. Sou um cidadão que dedica seus maiores esforços a esta cidade, reconhecendo que a grandeza consiste em merecer as honras, sempre com respeito às pessoas, humildade, honestidade, lealdade e solidariedade”, concluiu.

 

Também prestigiaram a Sessão Solene o deputado federal Giovani Cherini, bem como os vereadores Adeli Sell (PT) e Reginaldo Pujol (DEM).

 

Trajetória

 

Hermes Teixeira da Rosa nasceu no município de Nonoai (RS), e mudou-se para a Capital gaúcha em 1980. Assim que chegou em Porto Alegre, Hermes fez trabalho voluntário de atendimento a pessoas doentes que buscavam atendimento nos hospitais do município. Em sua carreira como arquiteto, trabalhou no Grupo Habitasul e, após, passou no concurso público da Assembleia Legislativa, sendo chamado em 1986.

 

Ao trabalhar na Casa Legislativa por 28 anos, Hermes foi diretor de engenharia - realizando o trabalho de padronização dos gabinetes parlamentares da Assembleia Legislativa – e presidente do Centro dos Funcionários da instituição, onde idealizou eventos filantrópicos e criou o CTG Leopoldo Rassier, que se instala, anualmente, no Acampamento Farroupilha.

 

O homenageado participou também de outros projetos como o “Caminho da Soberania”, que homenageia Getúlio Vargas, João Goulart e Leonel Brizola, a construção de um memorial em homenagem a Luís Carlos Prestes e a instalação da estátua de Brizola entre a Catedral Metropolitana de Porto Alegre e o Palácio Piratini.