Porto Alegre, 25 de abril de 2017
Secretário de Saúde Fernando Ritter receberá título de Cidadão
Escrito por Lisie Venegas/CMPA   

 

Esteban Duarte/CMPA

A Câmara Municipal de Porto Alegre realiza nesta sexta-feira (16/12), às 10 horas, Sessão Solene de outorga do Titulo de Cidadão de Porto Alegre ao cirurgião dentista e atual secretário municipal da Saúde da Capital, Fernando Ritter. A homenagem, proposta pelo vereador Mário Manfro, é aberta ao público e ocorrerá no Plenário Otávio Rocha.

 

Fernando Ritter nasceu em Cerro Largo (RS) e foi criado em Santa Rosa (RS). Iniciou a Faculdade de Letras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mas trocou pela de Odontologia em 1998, na mesma universidade. Durante sua formação, interessou-se pela saúde coletiva como linha de trabalho: desenvolveu ações nas unidades móveis OdontoSesc e exerceu atividades em unidades de saúde da família em Santa Maria. Ritter também fez parte do Conselho Regional de Odontologia e do Sindicato dos Odontologistas no Estado do Rio Grande do Sul.

 

Em 2011, convidado a assumir a coordenação de saúde bucal do Município, deu início ao processo de mudança e de expansão da odontologia no Município, aumentando de 12 para 158 as equipes de saúde bucal, bem como passando de três para seis o número de Centros de Especialidades Odontológicas. Em seguida, assumiu a vice-presidência do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf), em que participou da expansão da ESF em Porto Alegre, aumentando o número de equipes de 94 para 206, até dezembro de 2015, e adicionando mais 14 equipes em 2016.

 

Também foi coordenador-geral da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde. Atualmente, é secretário municipal de Saúde de Porto Alegre. Em 2015 recebeu o prêmio Honra ao Mérito da Odontologia – Mérito político, a maior honraria da classe odontológica no Estado do Rio Grande do Sul.