Porto Alegre, 25 de abril de 2017
Fernando Ritter é agraciado com título de cidadão da Capital
Escrito por Lisie Venegas/CMPA   

Ederson Nunes/CMPA

A Câmara Municipal realizou, na manhã desta sexta-feira (16/12), sessão solene de outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao cirurgião-dentista e atual secretário municipal da Saúde da Capital, Fernando Ritter. A homenagem, proposta pelo vereador Mario Manfro (PTB), ocorreu no Plenário Otávio Rocha e foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Cassio Trogildo (PTB).

 

Manfro destacou o trabalho do homenageado, afirmando que o título é o reconhecimento de uma trajetória profissional e cidadã pautada pela capacidade, sinceridade, conhecimento e competência. “Fernando Ritter gera uma empatia natural nos relacionamentos humanos. Ele tem a vocação de um cidadão que se põe a serviço de sua atividade pública”, destacou. O vereador concluiu dizendo que a homenagem é um agradecimento à dedicação de Ritter a Porto Alegre. “Fernando Ritter é um secretário de Saúde à altura do município de Porto Alegre”, afirmou.

 

Já com o título, Ritter disse estar honrado. “Agradeço a todos que fizeram e fazem parte da minha trajetória, especialmente os colegas que, junto comigo, seguem o desafio de tocar a Secretaria de Saúde”, declarou. Ele lembrou do início de sua carreira, quando veio do Interior para a Capital. “Quando cheguei a Porto Alegre percebi que esta cidade desperta os sonhos nas pessoas. Aprendi que eu também tinha que sonhar. Comecei a correr atrás, mas não foram poucas as vezes que pensei em desistir. A saudade foi um combustível para a busca de meu ideais”, ressaltou.

 

Ritter contou que foi na Odontologia que aprendeu a importância da palavra cuidado. “Como profissional sempre busquei a prevenção das doenças e a promoção da saúde. E, como secretário, penso que tudo aquilo que é discutido com o maior número de pessoas é mais seguro e duradouro”, declarou. E concluiu: “Recebo esse título por toda essa Casa do povo, que tem nos vereadores seus representantes”.

 

Trajetória

 

Fernando Ritter nasceu em Cerro Largo (RS) e foi criado em Santa Rosa (RS). Iniciou a Faculdade de Letras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), mas trocou pela de Odontologia em 1998, na mesma universidade. Durante sua formação, interessou-se pela saúde coletiva como linha de trabalho: desenvolveu ações nas unidades móveis OdontoSesc e exerceu atividades em unidades de saúde da família em Santa Maria. Ritter também fez parte do Conselho Regional de Odontologia e do Sindicato dos Odontologistas no Estado do Rio Grande do Sul.

 

Em 2011, convidado a assumir a Coordenação de Saúde Bucal da Capital, deu início ao processo de mudança e de expansão da odontologia no Município, aumentando de 12 para 158 as equipes de saúde bucal, bem como passando de três para seis o número de Centros de Especialidades Odontológicas. Em seguida, assumiu a vice-presidência do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf), onde participou da expansão da ESF em Porto Alegre, aumentando o número de equipes de 94 para 206, até dezembro de 2015, e adicionando mais 14 equipes em 2016.

 

Ritter também foi coordenador-geral da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde. Atualmente, é secretário municipal de Saúde de Porto Alegre. Em 2015, recebeu o prêmio Honra ao Mérito da Odontologia – Mérito Político, a maior honraria da classe odontológica no Estado.

 

Prestigiaram a sessão o secretário municipal de Produção Indústria e Comércio, Antônio de Paula, e a secretária Municipal de Acessibilidade, Sinara Tozzi Missel. O vereador Elizandro Sabino (PTB) também compareceu à solenidade.


O Título

 

Previsto em lei municipal, o Título de Cidadão de Porto Alegre destina-se a pessoas não nascidas na capital gaúcha que se destacaram em suas áreas de atuação e contribuíram positivamente com a sociedade. A distinção é entregue na forma de diploma e medalha com o brasão da cidade.