Porto Alegre, 24 de maio de 2017
Marília Fidell assume como vereadora de Porto Alegre
Escrito por Administrator   

 

Depois de 20 anos sem ter representação feminina na Câmara Municipal, o PTB de Porto Alegre conduziu a líder comunitária Marília Fidell a assumir como vereadora nesta segunda-feira, 27. A última vez que o partido elegeu mulheres foi na gestão 1996-2000, com Teresa Franco (Negra Diaba) como a mais votada e Sônia Santos em segundo lugar. A articulação do Diretório Metropolitano, por meio do PTB Mulher, e a sensibilidade da bancada e dos seis primeiros suplentes da sigla proporciona que Marília exerça o mandato até esta quarta-feira, 29.

 

Ao agradecer ao presidente da Casa, vereador Cassio Trogildo, ao líder da bancada do PTB, vereador Paulo Brum, ao presidente do Diretório Metropolitano, Everton Braz, a presidente do PTB Mulher da Capital, Tanise Pazzim, e ao vereador Luciano Marcantônio, Marília disse que se sente muito feliz por estar assumindo logo após a Semana de Porto Alegre e durante o Mês da Mulher. Segundo Tanise, esta representatividade, embora em curto período de tempo, é muito importante, “pois serve como estímulo para as nossas mulheres participarem cada vez mais da politica, percebendo que é possível alcançar espaços dentro do Legislativo e do Executivo”.

 

“Esse momento é a realização de um sonho que começou em 1988, na minha comunidade Maria da Conceição, ao perceber a vulnerabilidade social de crianças e adolescentes. Assim começou a minha trajetória de vida e trabalho em defesa dos direitos sociais, que agora está sendo coroada”, declarou. Ao ocupar a tribuna como vereadora pela primeira vez, Marília também destacou as razões pelas quais colocou seu nome à disposição para disputar o cargo. “Eu quero ser vereadora para ter o poder, o poder para poder fazer, para poder decidir, encaminhar e ter o poder da caneta para ajudar a quebrar a desigualdade social”, ressaltou.

 

Como parlamentar, Marília Fidell compõe a Comissão de Constituição e Justiça do Legislativo, participa de reunião com o presidente da Casa nesta segunda, às 18h, de reunião com a Procuradoria da Mulher nesta terça-feira, 28, às 13h30.

 

Currículo - Fundadora da Instituição da Educação Infantil Eremi; Conselheira do Orçamento Participativo de Porto Alegre; Agente de Direitos Humanos formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Diplomada em Promotora Legal Popular; Conselheira Tutelar por dois mandatos; Primeira Coordenadora do Fórum Municipal do Direito das Mulheres; Coordenadora do Conselho de Orçamento Participativo de Porto Alegre; vice-presidente da Federação das Mulheres Gaúchas; Presidente da Associação de Moradores da Paulina Azurenha (Acomup); Presidente do Conselho de Desenvolvimento do Partenon (Codespa); Coordenadora do Conselho Executivo do Projeto Pró-Flor de Arroio dos Ratos (Ietec); Vice-Presidente do Direito Humano da União de Associação de Moradores de Porto Alegre (Uampa) – representou o Brasil em Berlim (Alemanha) palestrando sobre Democracia participativa e Gestão de Estado; Conselheira Regional da Confederação Nacional de Associação de Moradores (Conam).