Porto Alegre, 24 de maio de 2017
Juventude do PTB de Porto Alegre realiza Seminário de Formação Política
Escrito por Administrator   

 

A Juventude do PTB de Porto Alegre realizou, no último sábado (22/4), na capital gaúcha, o seu Seminário de Formação Política. O encontro teve o objetivo de alinhar o planejamento do movimento petebista para os próximos dois anos, além de aprofundar o debate sobre a conjuntura política e a elaboração de políticas públicas de juventude efetivas em Porto Alegre. O Seminário da JPTB reuniu vereadores, secretários, lideranças e militantes partidários, e teve a presença da presidente nacional da Juventude, Graciela Nienov.

 

O debate foi norteado pelos temas dos painéis: “O novo cenário político brasileiro”; “O papel das mídias digitais na política”; ”Os desafios das políticas públicas da juventude no novo governo e Perspectivas de um novo início”. O presidente da JPTB/POA, Pedro Igor, agradeceu a participação de todos no Seminário e o engajamento do movimento e da direção partidária para viabilizar o evento.

 

“Esse é um momento para fazermos a reflexão da importância que é a gente estar preparado e organizado, ter um planejamento para ampliar a participação em organismos como grêmios estudantis, movimento comunitário, universidades, e buscar outros enfoques e nichos de atuação, como por exemplo, os jovens empreendedores. Precisamos entender de que forma a gente pode fazer uma política diferente e contribuir com a sociedade”, afirmou Pedro Igor.

 

O deputado estadual Maurício Dziedricki, do PTB do Rio Grande do Sul, também participou do evento, e falou sobre as perspectivas do partido no futuro. “Vivemos um momento em que é necessário equilíbrio para voltarmos a ter respeito e valor. Ao mesmo tempo em que temos descrédito na política, para muitos o eleitor só tem valor em época de eleição. Queremos fazer algo independente do interesse, e o nosso interesse é fazer algo diferente. Nossa causa é mostrar aquilo que a gente acredita e o que a gente quer: novas ideias para fazer política de verdade e transformar a sociedade”, destacou o deputado.

 

Ao dar as boas-vindas aos presentes e saudar a iniciativa do movimento, o presidente do Diretório Metropolitano da JPTB, Everton Braz, destacou que a sociedade vive um momento de transformação e a juventude tem um papel preponderante diante deste cenário. “A juventude tem um papel preponderante na definição de rumos da gestão pública, da política e nas mudanças necessárias para a nossa cidade”, declarou. Segundo Everton, a juventude do PTB é uma das mais organizadas e capazes de fazer o debate sobre o futuro que queremos. “O desafio que deixo para vocês é achar os temas que nos identificam com as pessoas e verificar qual o papel do PTB para melhorar a vida delas. Vocês devem ser a lanterna da frente desse navio, para iluminar os caminhos do partido e propor esse debate”, disse Everton.

 

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Cassio Trogildo, muitos dirigentes do partido fizeram essa caminhada a partir da juventude. “A juventude é o órgão de ponta que faz a ligação com a sociedade. Os movimentos de ponta do partido têm como papel principal a formação política. A principal missão da juventude é trazer cada vez mais as pessoas, as boas pessoas, para fazer política. Vocês têm o papel de construção e renovação de quadros, mais que isso, de preparação das pessoas para conduzir o partido”, ressaltou.

 

A presidente do PTB Mulher de Porto Alegre, Tanise Pazzim, também prestigiou o evento. Tanise parabenizou e convidou para a entrega do Troféu Mulher de Fibra e Coragem, que acontece no dia 15 de maio. “Na data em que o PTB completa 72 anos vamos fazer esse reconhecimento da trajetória de 14 mulheres petebistas”, informou.

 

Os desafios que a juventude tem na transformação da política brasileira foram abordados pela presidente da JPTB, Graciela Nienov, no pronunciamento que fez no Seminário. “Precisamos estar presentes diariamente nas discussões políticas. Nossa coragem em se posicionar mudará o rumo do nosso município, estado e país. Agora é hora de ocuparmos as cadeiras e espaços políticos, pois enquanto não fizermos isso, os políticos corruptos serão notícias nos jornais. A política só será transformada quando as pessoas de bem participarem”, incentivou. Segundo Graciela Nienov, estamos vivendo uma nova era, um novo tempo, e isso foi provado com a campanha a prefeito de Maurício Dziedricki. “Mesmo não ganhando a prefeitura foi considerado por todos os segmentos como o grande vitorioso, pois fez uma campanha limpa, de ideias, projetos e construído com o povo”, elogiou a presidente da JPTB.

 

Também participaram do evento o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Elizandro Sabino; secretário adjunto de Relações Institucionais, Carlos Siegle de Souza, como palestrante; o vereador Luciano Marcantônio; o coordenador municipal da juventude, Filipe Tisbierek; a presidente do PTB Mulher Tanise Amália Pazzim; e o presidente do Conselho Municipal de Juventude, Dante Menendez.