Porto Alegre, 29 de junho de 2017
PTB de Porto Alegre celebra aniversário com entrega do Troféu Mulher de Fibra e Coragem 2017
Escrito por Administrator   

 

No dia em que o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) completou 72 anos de fundação, um troféu com um rosto feminino estampado foi entregue a 14 mulheres nesta segunda-feira, 15. A iniciativa do Diretório Metropolitano e do PTB Mulher de Porto Alegre (PTBM-POA) “Troféu Mulher de Fibra e Coragem” homenageou personalidades que estão ajudando a construir a história da legenda.  “O primeiro propósito deste símbolo que entregamos hoje é trazer a cara do PTB Mulher hoje e o segundo é incentivar que tenhamos cada vez mais rostos femininos na política, porque hoje ainda somos pouco representadas”, explicou a presidente do PTBM-POA, Tanise Amália Pazzim.

 

Segundo ela, o PTB é um partido de muitas conquistas em prol do trabalho e de muitas lutas. “Gostaria de salientar apenas uma: foi o primeiro partido que organizou um movimento para as mulheres, na década de 90, por meio de companheiras como Marli Iglesias, Tânia Coelho e Iara Lopes”, acrescentou. Tanise lembrou ainda que, desde o início, a ideia do movimento é ter um espaço para as mulheres discutirem os seus direitos, com o objetivo de empoderamento, e incentivo a participação da mulher na política. “Hoje nós somos em torno de 12% de deputadas estaduais, 13% de deputadas federais, 3,4% governadora (temos apenas uma), 12% prefeitas, 13% vereadoras. Ainda a nossa representação gira em torno de 10%, e isso é muito pouco“, citou.

 

O presidente do Diretório Metropolitano, Everton Braz, cumprimentou a todas as homenageadas e relembrou que o PTB foi a primeira legenda a dar uma cadeira de vereadora em Porto Alegre a uma mulher negra: Tereza Franco, a Nega Diaba. Everton também frisou que a sigla completa 72 anos de história, de democracia e de compromisso com as pessoas que mais precisam no país. “Nós não temos compromisso com o capital, não temos compromisso somente com o trabalho. Nós temos compromisso com o equilíbrio entre o capital e o trabalho, que gere oportunidade, que gere emprego, que acabe com a miséria e com a falta de oportunidades”, finalizou.

 

O secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Elizandro Sabino, parabenizou o movimento feminino pela iniciativa do evento e ressaltou a importância dos familiares e amigos presentes. “Graças a vocês, ao apoio de vocês, que essas mulheres estão sendo homenageadas nesta noite, pois vocês compreenderam o papel da mulher na política.”

 

A líder comunitária Marilia Fidell falou em nome das 14 homenageadas e ressaltou as características da mulher. “Cada uma das homenageadas tem um perfil e uma formação – umas se formaram nas universidades e outras no dia-a-dia da vida. Mas todas nós queremos poder e espaços de poder, para poder fazer diferente.” A segunda presidente da história do PTBM na Capital, Iara Lopes, fez um pronunciamento em nome das presidentes anteriores, ressaltando as bandeiras do PTB em relação ao trabalhismo. “Hoje, com muito orgulho, temos um Ministro da República, o deputado federal Ronaldo Nogueira”, citou.

 

Da mesma forma, o deputado estadual Maurício Dziedricki parabenizou as homenageadas e destacou que a proximidade do evento teve com o Dia das Mães foi uma coincidência muito prazerosa, pelo significado que a data possui. “Poder fazer essa homenagem para 14 mulheres de fibra e coragem é um prêmio para o PTB, por saber que elas estão ao nosso lado, contribuindo com políticas sérias para o Rio Grande e para Porto Alegre”, ressaltou.

 

Também prestigiaram o evento os vereadores Humberto Goulart e Luciano Marcantônio, o secretário municipal adjunto de Relações Institucionais, Carlos Siegle de Souza, a diretora-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Luciane Skrebsky Freitas, o diretor-geral adjunto do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Roberto Kraid, o coordenador municipal da Juventude, Felipe Tisbierek, o diretor de Cidadania Cultural da Prefeitura de Canoas, DJ Cassiá, o presidente da Fundação de Saúde da Prefeitura de Canos, Fernando Ritter, o presidente da Juventude do PTB de Porto Alegre, Pedro Igor Chaves, a primeira presidente do PTBM-POA, Tânia Couto, a segunda presidente do PTB-POA, Iara Lopes (na ocasião representando a presidente estadual do PTBM, Márcia Tedesco), e a representante do PTB de Eldorado do Sul, Vivian Garcia.


As homenageadas:


ADRIANA SOARES FRANCO: É pedagoga, casada, tem quatro filhos e um neto. Trabalhou na Rádio Farroupilha com o Sergio Zambiasi por 15 anos. Atuou como assessora na Escola de Gestão Pública (EGP) na Secretaria Municipal de Administração e foi Secretária Adjunta da Secretaria de Juventude da Prefeitura de Porto Alegre. É filiada ao PTB desde 2003. É filha da saudosa Tereza Franco, que ficou conhecida como Nega Diaba, que foi Vereadora na legislatura de 1996 à 2000.

 

ANA TARANGER: É natural de Porto Alegre e tem uma filha. Bacharel em Letras (1980/PUC-RS) e especialista em Secretariado Executivo (2002- PUC-RS). É Assessora Técnica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desde 2005. É filiada há mais de 10 anos no PTB e vem participando no PTB Mulher de Porto Alegre desde então.

 

CLAUDETE MAYER VALAU - Natural de Porto Alegre, casada com o Derli Garcia Valau, tem dois filhos e três netos. Até 1989 foi dona de casa, e trabalhou também como atendente de creche e recreacionista. Em 1990 juntamente com outras esposas de Policiais Militares criou a Associação das Esposas e PMs Femininas do Nível Médio da Policia Militar do Rio Grande do Sul (AESPPOM/RS). Desde então se tornou a voz da família brigadiana em suas reinvindicações, sendo a atual Presidente da Associação. Filiada ao PTB desde setembro de 2015, e foi convidada pelo Deputado Luis Augusto Lara para concorrer em 2016 a vereadora, sendo a 6ª mais votada das mulheres do PTB (613 votos). Atualmente é Assessora Parlamentar de Gabinete do Vereador Dr. Goulart.

 

ESDRA SUZANA FERREIRA - Esdra Suzana Ferreira é natural da Mata/RS, casada e tem seis filhas. Formada em Pedagogia (ULBRA) e pós-graduada em Gestão Pública (UFRGS).  Trabalhou na Secretaria Municipal de Administração e na Coordenação Municipal da Mulher da Prefeitura de Porto Alegre. É filiada no PTB desde 1993, tendo participado desde o início da criação do movimento feminino, tanto do PTB Mulher municipal quanto estadual, até os dias de hoje. Foi candidata a vereadora em 1996.

 

KÁTIA BRITTO - Natural de Porto Alegre, trabalhou no Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Comerciais (SECOVI/RS) na função de secretária de eventos; na Federação de Turismo e Hospitalidade (FETURISMO/RS) na função de Gerente  Administrativa; na Associação Brasileira de Golf Sênior (ABGS) na função de gerente; no Hotel Plaza São Rafael na função de Administrativa de faturamento. Atualmente, desempenha as funções administrativas no PTB municipal de Porto Alegre há 08 anos. É filiada ao PTB desde 2009, e desde então, vem sempre apoiando o PTB Mulher, sendo parceira nas ações do movimento.

 

MARIA ERONITA PAIXÃO - Formada em Pedagogia com especialização em Saúde Pública (UFRGS). É alfabetizadora de jovens e adultos e agente Comunitária de Saúde na US Ponta Grossa há 14 anos; participou do Curso de Agente Comunitária de Saúde na Escola de Saúde Pública (EGP) da Prefeitura de Porto Alegre. É membro dos Conselhos, local, distrital e municipal da Saúde. Recebeu prêmio 1ª Mostra de Promoção de Hábitos Saudáveis e o Prêmio Destaque em Saúde no segmento trabalhador em 2016. É Promotora da Saúde Pública da população negra e participou da 1ª marcha Nacional das Mulheres Negras em Brasília. Foi candidata a Vereadora em 2016, sendo a 5ª mulher mais votada do PTB, com 724 votos.

 

LUCIANE SKREBSKY DE FREITAS - Formada em Engenharia Civil pela UFRGS em 2003 com ênfase em Saneamento, Recursos Hídricos e Pavimentação. Funcionária pública da PMPA/SMOV de 1998 à 2010, onde exerceu vários cargos de chefia: Chefe de Seção da Zona Sul e Diretora da DCVU. Em 2010 foi nomeada na PMG assumindo a função de Coordenadora de Projetos e Obras e em 2012 foi cedida à PMPA/SMOV para assumir a unção de Supervisora do EPO . Em 2013 foi cedida ao DEMHAB/PMPA onde atuou como Assessora Técnica do Diretor Geral e em 2016 assumiu a Direção Geral, permanecendo até 03/2017, para assumir a Direção Geral do DMAE, sendo a 1ª mulher a assumir esta função. Também é Vice-Presidente da ASSEMAE RS e 2ª Vice-Presidente da ASSEMAE Nacional e conselheira no Conselho Administrativo da Procempa.

 

MARGARETE ALAIDE DAPPER - Natural de Canoas/RS, é Assistente Social formada pela ULBRA/Canoas. É viúva, mãe de três filhos e tem 3 netos. Trabalhou como Assessora na Câmara  de Vereadores, no Diretório Estadual do PTB, na Secretaria do Trabalho e Ação Social, na Assembleia Legislativa e no Gabinete do Deputado Estadual Sérgio Zambiasi. Com muita dedicação e apreço, trabalhou na Fundação de Proteção Especial (FPE) de 2003 a 2015, como Diretora do Núcleo de Abrigos (Nar Zona Oeste). É líder comunitária desde 1977, atuando, principalmente, no bairro Cristal. É Presidente do Círculo de Pais e Mestre da Escola Estadual Fernando Ferrari, desde 1988. Foi membro do Conselho Escolar da Escola Estadual Nações Unidas de 1994 a 1997, foi segunda tesoureira da ACPM Federação de 1992 a 1997 e Delegada do Orçamento Participativo. Foi suplente na eleição do Conselho Tutelar em 1994 e Presidente da Zonal 114. É filiada ao PTB há 26 anos, sempre atuante e militante nas ações do Partido. Foi a segunda tesoureira do PTB Mulher de Porto Alegre na Gestão 2000 `a 2008. Concorreu a Vereadora no pleito de 2000, 2004 e 2016, sendo nesta última, a 3ª mulher mais votada do PTB (768 votos).

 

MARILIA FIDEL -  Fundadora da Instituição da Educação Infantil Eremi; Conselheira e Coordenadora do Orçamento Participativo de Porto Alegre; Agente de Direitos Humanos formada pela UFRGS; Diplomada em Promotora Legal Popular; Conselheira Tutelar por dois mandatos; Primeira Coordenadora do Fórum Municipal do Direito das Mulheres; vice-presidente da Federação das Mulheres Gaúchas; Presidente da Associação de Moradores da Paulina Azurenha (ACOMUP); Presidente do Conselho de Desenvolvimento do Partenon (CODESPA); Coordenadora do Conselho Executivo do Projeto Pró-Flor de Arroio dos Ratos (IETEC); Vice-Presidente do Direito Humano da União de Associação de Moradores de Porto Alegre (UAMPA); Conselheira Regional da Confederação Nacional de Associação de Moradores (CONAM). Representou o Brasil em Berlim (Alemanha) palestrando sobre Democracia participativa e Gestão de Estado. É filiada desde março de 2016 no PTB e concorreu no pleito de 2016 a Vereadora, sendo a mulher mais votada do PTB nesta eleição com 1.752 votos.

 

ROZELI DA SILVA - É gari, natural de Porto Alegre, nascida no bairro Partenon e, criada na Restinga. Em 1996, Rozeli da Silva fundou a ONG Centro Infantil Renascer da Esperança, que atende mais de 200 menores (dos 3 aos 17 anos) e familiares. Seu trabalho à frente da ONG, valeu o reconhecimento em diversas ocasiões como a Medalha Cidade de Porto Alegre em 2001, Diploma Bertha Luz em 2002, Troféu Dep. Carlos Santos em 2002, Troféu Ana Terra em 2007, Prêmio Nicolas Mathias Falci de Responsabilidade Social e Humana em 2011.  Já participou do Programa do Jô Soares e já deu depoimento veiculado ao final da novela “Viver a Vida” da Rede Globo. Tem um livro publicado “Guerrilheira do Amor”, um relato biográfico, narrado pela própria Rozeli e escrito pela assistente social Learsi Kelbert. É fialiada desde março de 2016 no PTB, e concorreu à eleição de 2016 a vereadora, sendo a segunda mulher mais votada do PTB com 976 votos.

 

JANETE MARIANO DE OLIVEIRA - Natural de Viamão, é técnica de enfermagem, terapeuta comunitária e Agente comunitária de saúde. É Promotora em saúde da população negra e Promotora legal popular. É Delegada sindical do SINDACS, Conselheira Distrital de Saúde-segmento trabalhador e Líder comunitária. Foi candidata ao Conselho Tutelar em 2007 e foi conselheira do orçamento participativo. É filiada desde 2015 no PTB e foi candidata a vereadora em 2016 pelo PTB, sendo a 4ª mulher mais votada do PTB (733 votos).

 

TANISE AMÁLIA PAZZIM: É Psicóloga, especialista em Psicologia Organizacional (IDG), Coordenação de Dinâmicas de Grupo (SBDG), Gestão Pública (URFGS) e Mestre em Psicologia (UNISINOS). É casada com o Vereador e Secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana Elizandro Sabino (PTB). Até 2005 atuou como profissional liberal, quando ingressou no serviço público, onde trabalha até a presente data. Iniciou como assessora na Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC), chefe do Gabinete Médico do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE), coordenadora da Escola de Gestão Pública (EGP) da Secretaria Municipal de Administração (SMA), Secretária Adjunta da Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico e Orçamento (SMPEO). Atualmente é Assessora Parlamentar na Câmara de Vereadores. É autora do livro “Preparação para Aposentadoria: conceitos e práticas”, lançado em 2016 pela Editora CRV.É filiada ao PTB desde 2004, e desde então, nunca mais abandonou a militância em prol do partido. É Presidente do PTB Mulher de Porto Alegre  eleita em 20 de abril de 2013, e vem desenvolvendo um trabalho com o objetivo de incentivar e promover a  inserção e a participação da mulher na política Porto-alegrense. É vice-presente das Relações Internacionais do PTB Mulher RS e Vice-diretora de capacitação do Instituto Solon Tavares (IST).

 

VIVIANE GOULART: Natural de Novo Hamburgo/RS, Advogada, iniciou sua vida política partidária muito cedo. Com 16 anos foi eleita a primeira mulher presidente da juventude socialista do Partido Democrático Trabalhista (PDT) de São Leopoldo, foi coordenadora do Vale do Sinos e tornou-se Secretária Geral da Executiva Nacional da JS-PDT. Foi assessora executiva na Secretaria Municipal da Saúde de Cachoeirinha, assessora parlamentar na Câmara Municipal de Porto Alegre e assessora de Projetos Sociais da Procempa. Foi diretora do NAR Ipanema da Fundação de Proteção Especial do Rio Grande do Sul. Foi diretora do Departamento de Assistência Social do Estado, onde coordenou 496 Secretarias Municipais de Assistência Social. Foi diretora geral da Secretaria Estadual do Trabalho e Assistência Social, responsável pela transferência do Restaurante Popular para o município de Porto Alegre. Atualmente é assessora parlamentar do Deputado Lara.  É filiada ao PTB desde 2007, desenvolve trabalho voluntário na defesa dos direitos e saúde da mulher. É casada com o vereador Dr. Humberto Ciulla Goulart, há 23 anos e é mãe do Vinícius Goulart, de 13 anos.

 

WINE DANDARA MESQUITA DE MEDEIROS: Nascida em Porto Alegre, Graduanda no Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais pelo Instituto Federal de Educação, filiada desde 2007 no Partido Trabalhista do Brasil (PTB), atua como Presidente do Conselho Fiscal da Juventude do PTB de Porto Alegre e participa da Comissão de Jovens Mulheres. Em 2008/2009 foi Presidente do Grêmio estudantil da Escola Estadual do Ensino Médio Visconde do Rio Grande, 2009/2012 Diretora Feminina da União Metropolitana dos Estudantes de Porto Alegre (UMESPA); 2009/2011 – Voluntária no Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (COMDIM); 2011/2011 – Diretora do Grêmio Estudantil no Colégio Estadual Paula Soares e em 2012/2015 – Delegada do Orçamento Participativo de Porto Alegre.