Porto Alegre, 28 de maio de 2017
Elizandro Sabino
Escrito por Elizandro Sabino   


Formação

Elizandro Sabino é advogado, Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC/RS) e com ampla experiência na administração pública.

Iniciou sua trajetória como conselheiro tutelar na Microrregião 6 de Porto Alegre. Eleito por duas gestões (2001 a 2003 e 2004 a 2007), no pleito de 2001 foi o candidato mais votado de Porto Alegre, conquistando 1.245 votos. Na eleição de 2004 ampliou sua votação para 1.516 votos, sendo o candidato mais votado da microrregião 6.

Foi coordenador-geral do Conselho Tutelar, corregedor dos conselhos tutelares, conselheiro de direitos do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) e membro titular do Fórum da Ficha de Infrequência Escolar (Ficai) junto às secretarias estaduais e municipais de Educação e Ministério Público.Devido sua grande experiência na área da criança e adolescente, foi professor de diversos cursos preparatórios para a prova do processo seletivo da eleição do Conselho Tutelar do Estado do Rio Grande do Sul.

Após a experiência como conselheiro tutelar, atuou como assessor na Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) e foi coordenador jurídico do Departamento Municipal de Habitação (Demhab). Em 2012, foi eleito vereador de Porto Alegre com a expressiva votação de 6.741 votos.

Tesoureiro-geral da Executiva Municipal do PTB de Porto Alegre, também é membro da Executiva Estadual do PTB/RS e conselheiro do Instituto Solon Tavares (IST). Atualmente, é líder da bancada do PTB na Câmara Municipal, composta por seis vereadores, sendo a maior bancada do Legislativo Municipal na atualidade.

Como presidente da Frente Parlamentar de Defesa da Criança e do Adolescente (FPDCA), tem como objetivo promover o debate sobre a garantia de direitos, situação de rua, exploração sexual, abrigos, internação na Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), acesso à saúde, a delegacia especial, lazer, profissionalização, transportes escolar/social, evasão escolar, entre outros temas.

O vereador foi eleito presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no ano de 2015, comissão onde se realiza análise técnica-jurídica de todos os projetos de leis que tramitam junto à CMPA, realizando consultas e apresentando parecer pela existência de impedimento legal ou não, sob o aspecto da constitucionalidade e possibilidade de tramitação dos referidos projetos. Atualmente, o vereador é presidente da Comissão Permanente de Urbanismo, Transporte e Habitação (Cuthab).

 
Envia uma mensagem para o Parlamentar:
Digite seu nome.

Digite seu email.