Porto Alegre, 25 de abril de 2017
Dr Goulart
Escrito por PTB Metropolitano   

Nasceu em Cruz Alta no dia 29 de abril de 1947. Casado com Viviane Portal é pai de cinco filhos Saul, Pablo, Humberto, Lucas e Vinicius. É obstetra, ginecologista e mastologista. Dedica-se à prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Realizou mais de cinco mil partos e centenas de cirurgias ginecológicas e videolaparoscopias. Formado em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1972. Cursou especializações em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia no Uruguai, França e Cuba. Aprovado em primeiro lugar para ginecologia e, em segundo, para obstetrícia em concurso para ingresso no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas. Aprovado em concurso público para a única vaga externa da cadeira de ginecologia da Faculdade Católica de Medicina, hoje, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Foi professor de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia nos hospitais Fêmina, no Ambulatório do Câncer Ginecológico e Colposcopia e no Ambulatório de Mama. Atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Fêmina. Trabalhou nos hospitais Presidente Vargas (em Porto Alegre) e Nossa Senhora das Graças (em Canoas). Oferece atendimento comunitário nos finais de semana no bairro Restinga e em outras entidades assistenciais de Porto Alegre dedicando-se principalmente à prevenção do câncer de mama e de colo de útero. Promove palestras em comunidades carentes sobre formas de prevenção e tratamento de câncer e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

Começou a vida política como estudante no Colégio Estadual Júlio de Castilhos. Foi secretário municipal de Saúde de Cachoeirinha (em 1997), onde criou o Posto de Saúde 24 horas da Vila Anair, modelo nacional para o Ministério da Saúde e para o SUS. Na sua gestão, Cachoeirinha implantou a municipalização plena da saúde. Elegeu-se vereador em quatro legislaturas da Câmara Municipal de Porto Alegre: 2001-2004 e 2005-2008, 2009- 2012, 2913-2016. Em 2000, foi eleito pelo PDT em Porto Alegre. Reelegeu-se em 2004 com 9.660 votos, ficando em primeiro lugar no partido (PDT). Reconduzido ao Legislativo Municipal em 20008, desta vez pelo PTB, recebeu com 8.478 votos. Foi reeleito para o quarto mandato em 2012 com 8.569 votos.

Presidiu a Câmara Municipal no ano de 2006, foi presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) em 2002, vice-presidente da Cosmam em 2001,2003 e 2005, e da Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) em 2008.

Foi diretor do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), de 2009 a 2012: construiu 2. 423 moradias. Nesse período, entregou o Residencial Vila Chocolatão, o Conjunto Habitacional Porto Novo, os residenciais Repouso do Guerreiro, Camila, Jardim Paraíso, o Loteamento São Guilherme e moradias no Condomínio Princesa Isabel, Moradas do Sol, Vila São Guilherme, Vila Nossa Senhora da Paz, Vila Nova, Vila esmeralda. Deixou infraestrutura para moradias na 5ª Unidade da Restinga, adquiriu terrenos para a transferência da Vila Nazaré e ofereceu aluguel social a moradores de áreas de risco.

Foi secretário municipal da Produção, Indústria E Comércio (Smic), de janeiro de 2013 a outubro de 2015: trabalhou pela promoção do desenvolvimento da cidade e geração em emprego e renda; coordenou a força-tarefa da Prefeitura que regularizou as casas noturnas em 2013 em relação ao Alvará de Prevenção e Proteção contra Incêndios (APPCI); atuou no combate à pirataria; conseguiu a aprovação do retorno da delimitação da Zona Rural no Sul e Extremo Sul de Porto Alegre para garantir a preservação do ambiente natural e melhorar a qualidade de vida da população. O projeto de lei do Executivo foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal.

Principais Leis

- 8894/02 - Autoriza o Médico Socorrista a internar na rede privada paciente grave quando não há leito público nos hospitais.

- 9102/03 - Institui o terceiro turno de atendimento, das 18h às 22h (em pelo menos doze) Unidades Sanitárias (US) de Porto Alegre que atendem ao Sistema Único de Saúde (SUS).

- 9105/03-  Autoriza a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, a complementar o repasse da diária paga pelo SUS ao Hospital Espírita.

- 10265/07 - Implanta a cirurgia de mamas e abdômen no SUS de Porto Alegre.- 10255/07 - Implanta o serviço de ecografia obstétrica no SUS do Município.- 9197/03 - Institui o Cartão Saúde.

- 9149/03 - Obriga os planos de saúde a informarem o pagamento dos honorários médicos ao paciente.

- 9585/04 - Declara de utilidade pública a Comunidade Evangélica Luterana São Paulo.

- 10.060/06 - Dá nova redação ao artigo 4º da Lei Complementar 6442/89, isentando os deficientes físicos auditivos e visuais de nova comprovação (atestado médico) para renovação de carteiras de identificação emitidas pela Secretaria Municipal dos Transportes (SMT).

 

 
Envia uma mensagem para o Parlamentar:
Digite seu nome.

Digite seu email.